Apesar de o tema fazer parte da vida dos homens, ainda é pouco abordado entre esse público.

Andropausa é a denominação que se dá à fase da vida do homem em que começa a ocorrer uma diminuição da produção de testosterona, o principal hormônio masculino. Ela teria início a partir dos 50 anos.

Apesar da queda fisiológica e progressiva dos níveis de hormônio masculino com a idade, não existe uma pausa brusca, como acontece com o sexo feminino. O termo mais apropriado para essa fase é deficiência androgênica do envelhecimento masculino.

Os principais sintomas são: diminuição do desejo sexual, perda da ereção, mudança de humor, queda na produção intelectual, menor noção de espaço, fadiga, diminuição de massa muscular e óssea e aumento da barriga.

Enquanto a menopausa atinge todas as mulheres a partir dos 45-50 anos, no homem as queixas acontecem em apenas 20% dos casos.

Lembrando que esse período na vida do homem em que podem ocorrer sintomas que devem ser avaliados por um especialista, não devendo ser deixados de lado.46

Em alguns casos, recomenda-se a reposição hormonal. “Mas ela só deve ser indicada após exames detalhados. E um acompanhamento constante se faz necessário, devido a riscos de câncer na próstata”, explica Jorge Hallak. Medicamentos para impotência sexual podem ajudar a reverter quadros de disfunção erétil.

Por fim, é aconselhável seguir uma dieta com menos colesterol e açúcar.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *