id_219_JorgeHallaksite2

Dr. Jorge Hallak é urologista, especializado em andrologia, reprodução humana e microcirurgia.

Médico-Assistente-Doutor da Divisão de Clínica Urológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e responsável pelo Laboratório de Andrologia/Sêmen do Centro de Reprodução Humana do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Pesquisador Associado Internacional do “Center for Advanced Research in Human Reproduction and Infertility, Department of Urology, Gynecology-Obstetrics, Biostatistics and Epidemiology, The Cleveland Clinic Foundation, Cleveland, OH – USA”.

Diretor da “Androscience” – Centro de Referência em Infertilidade Masculina e Centro de Referência em Criopreservação de Sêmen e Tecido Reprodutivo, é médico dos Hospitais Sírio-Libanês e São Camilo, além de atuar como consultor, na área de andrologia, em diversas clínicas de reprodução humana.

Diretor de Andrologia da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, Coordenador Nacional de Infertilidade da Sociedade Brasileira de Urologia, Responsável pela Seção de Reprodução Humana, Infertilidade e Função Sexual da Sociedade Brasileira de Cancerologia, Membro do Comitê de Reprodução Humana da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica.

Médico formado em 1989 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em Cirurgia Geral (1992) e Urologia (1994) pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Em 1994 iniciou o programa de doutorado em urologia na mesma instituição, tendo escolhido como área de concentração o estudo da andrologia e infertilidade masculina. Projeto de tese aprovado para o programa de “doutorado sanduíche” pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPq) com mérito científico em 1995.

Título de Especialista em Urologia pela Sociedade Brasileira de Urologia em 1995. Fellowship em infertilidade masculina no Department of Urology – Section of Male Infertility, Andrology Research & Clinical Laboratories – The Cleveland Clinic Foundation, Cleveland, OH – USA (1996-1997), onde recebeu a menção de “Special Fellow”, tendo participado em diversos estudos e publicações científicas, principalmente na área de criopreservação de sêmen em câncer.

Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1999, com tese intitulada “Creatina quinase como um novo marcador de função espermática em sêmen fresco e criopreservado e sua relação com a infertilidade masculina”.

androscience_o_laboratorio_03O Dr. Jorge Hallak tem publicado diversos artigos científicos em revistas científicas internacionais com seletiva política editorial e nacionais, principalmente nas áreas de criopreservação de sêmen em pacientes com câncer, além de ter escrito diversos capítulos de livro. Membro de várias associações médicas nacionais e internacionais, incluindo: International College of Surgeons (1990), Sociedade Brasileira de Urologia (1994), The American Society For Reproductive Medicine (1996), The American Urological Association (1997), American Society of Andrology (1997), International Society of Andrology (1997), The Society for the Study of Male Reproduction (1998).

Áreas de interesse científico atual incluem: patofisiologia e tratamento microcirúrgico de azoospermias obstrutivas (reversão de vasectomia, etc.) e varicocele, estudo bioquímico do estresse oxidativo sobre a função espermática, efeito dos poluentes ambientais e drogas sobre os gametas, mecanismos reguladores da espermatogênese em azoospermias não-obstrutivas, criopreservação de sêmen e parênquima testicular em azoospermias e neoplasias, genética da infertilidade masculina, maturação in-vitro e transplante de células germinativas e aplicação destas tecnologias na reprodução e preservação de animais em extinção da fauna brasileira.

Artigos publicados

Acesse todos os artigos do Dr. Jorge Hallak

Clique aqui